Porque O Cachorro Morde O Calcanhar Do Dono?
Se você já foi mordido no calcanhar por um cachorro, sabe que não é uma experiência agradável. Mas por que os cães fazem isso? Há uma série de razões pelas quais um cão pode morder o calcanhar do seu dono. Algumas dessas razões incluem:
1. Instinto de caça
Os cães são animais de presa naturais e, como tal, têm um forte instinto de caça. Quando eles veem algo se movendo rapidamente, como o seu calcanhar quando você está caminhando, pode desencadear o instinto de caça do cão e ele pode tentar mordê-lo.
Como resolver: Se você acha que seu cão está mordendo seu calcanhar por causa de seu instinto de caça, você pode tentar distraÃ-lo com um brinquedo ou uma guloseima quando estiver caminhando. Você também pode tentar caminhar em uma área onde haja menos distrações para o cão.
2. Frustração
Os cães também podem morder o calcanhar do seu dono por frustração. Isso pode acontecer se o cão estiver tentando fazer algo que não consegue, como subir em um sofá ou abrir uma porta. O cão pode ficar frustrado e morder seu calcanhar como uma forma de expressar sua frustração.
Como resolver: Se você acha que seu cão está mordendo seu calcanhar por frustração, você pode tentar ajudá-lo a fazer o que ele quer fazer. Por exemplo, se o cão está tentando subir em um sofá, você pode ajudá-lo a subir colocando uma escada ou uma rampa. Você também pode tentar dar ao cão um brinquedo para mastigar para ajudá-lo a se acalmar.
3. Medo
Os cães também podem morder o calcanhar do seu dono por medo. Isso pode acontecer se o cão estiver com medo de algo, como um estranho ou um animal. O cão pode morder seu calcanhar como uma forma de se defender.
Como resolver: Se você acha que seu cão está mordendo seu calcanhar por medo, você pode tentar descobrir o que está assustando o cão e tentar remover o medo. Por exemplo, se o cão está com medo de estranhos, você pode tentar apresentá-lo a estranhos de forma gradual. Você também pode tentar dar ao cão um brinquedo para mastigar para ajudá-lo a se acalmar.
4. Ansiedade
Os cães também podem morder o calcanhar do seu dono por ansiedade. Isso pode acontecer se o cão estiver ansioso por algo, como ficar sozinho em casa ou ir ao veterinário. O cão pode morder seu calcanhar como uma forma de expressar sua ansiedade.
Como resolver: Se você acha que seu cão está mordendo seu calcanhar por ansiedade, você pode tentar descobrir o que está deixando o cão ansioso e tentar reduzir a ansiedade. Por exemplo, se o cão está ansioso por ficar sozinho em casa, você pode tentar dar ao cão um brinquedo para mastigar para ajudá-lo a se acalmar. Você também pode tentar deixar o cão sozinho em casa por curtos perÃodos de tempo e, gradualmente, aumentar o tempo que o cão fica sozinho.
Conclusão
Existem uma série de razões pelas quais um cão pode morder o calcanhar do seu dono. Se você está preocupado com o comportamento do seu cão, você deve conversar com um veterinário ou com um treinador de cães para descobrir a causa do comportamento do seu cão e como resolvê-lo.
Porque O Cachorro Morde O Calcanhar Do Dono
Causas comuns de mordidas no calcanhar:
- Instinto de caça
- Frustração
- Medo
- Ansiedade
Se o seu cão estiver mordendo seu calcanhar, é importante descobrir a causa do comportamento para que você possa resolvê-lo.
Instinto de caça
Os cães são animais de presa naturais e, como tal, têm um forte instinto de caça. Isso significa que eles são naturalmente atraÃdos por coisas que se movem rapidamente, como outros animais ou até mesmo objetos. Quando um cão vê algo se movendo rapidamente, como o seu calcanhar quando você está caminhando, pode desencadear o instinto de caça do cão e ele pode tentar mordê-lo.
- O cão pode estar entediado ou com pouca energia. Quando um cão não tem nada para fazer ou não está recebendo exercÃcios suficientes, ele pode ficar entediado e procurar maneiras de se divertir. Morder o calcanhar do dono pode ser uma forma de o cão se divertir e gastar energia.
- O cão pode estar tentando chamar a atenção do dono. Se um cão está se sentindo ignorado ou negligenciado, ele pode morder o calcanhar do dono para chamar sua atenção. Isso pode acontecer quando o dono está ocupado com outra coisa, como trabalhando ou conversando com outra pessoa, e não está dando atenção ao cão.
- O cão pode estar tentando proteger o dono. Se um cão vê algo que ele considera uma ameaça ao seu dono, ele pode morder o calcanhar do dono para tentar protegê-lo. Isso pode acontecer quando o dono está sendo atacado por outro animal ou pessoa, ou quando o cão vê algo que ele considera perigoso, como uma cobra ou uma aranha.
Se o seu cão está mordendo seu calcanhar por causa do instinto de caça, você pode tentar distraÃ-lo com um brinquedo ou uma guloseima quando estiver caminhando. Você também pode tentar caminhar em uma área onde haja menos distrações para o cão.
Frustração
Os cães também podem morder o calcanhar do dono por frustração. Isso pode acontecer se o cão estiver tentando fazer algo que não consegue, como subir em um sofá ou abrir uma porta. O cão pode ficar frustrado e morder seu calcanhar como uma forma de expressar sua frustração.
- O cão pode estar com fome ou sede. Quando um cão está com fome ou sede, ele pode ficar frustrado e morder o calcanhar do dono para tentar chamar sua atenção e fazer com que ele lhe dê comida ou água.
- O cão pode estar querendo brincar. Se um cão está querendo brincar e o dono não está dando atenção a ele, o cão pode ficar frustrado e morder o calcanhar do dono para tentar fazê-lo brincar com ele.
- O cão pode estar querendo sair para passear. Se um cão está querendo sair para passear e o dono não o leva para passear, o cão pode ficar frustrado e morder o calcanhar do dono para tentar fazê-lo levá-lo para passear.
- O cão pode estar sendo impedido de fazer algo que ele quer fazer. Se um cão está tentando fazer algo que o dono não permite, como subir no sofá ou comer comida da mesa, o cão pode ficar frustrado e morder o calcanhar do dono para tentar fazê-lo deixá-lo fazer o que ele quer fazer.
Se o seu cão está mordendo seu calcanhar por frustração, você pode tentar descobrir o que está deixando o cão frustrado e tentar resolver o problema. Por exemplo, se o cão está com fome ou sede, você pode lhe dar comida ou água. Se o cão está querendo brincar, você pode brincar com ele. Se o cão está querendo sair para passear, você pode levá-lo para passear. Se o cão está sendo impedido de fazer algo que ele quer fazer, você pode tentar encontrar uma maneira de permitir que ele faça o que ele quer fazer.
Medo
Os cães também podem morder o calcanhar do dono por medo. Isso pode acontecer se o cão estiver com medo de algo, como um estranho ou um animal. O cão pode morder seu calcanhar como uma forma de se defender.
Existem várias coisas que podem fazer com que um cão sinta medo, incluindo:
- Experiências negativas anteriores. Se um cão foi maltratado ou abusado no passado, ele pode ficar com medo de pessoas ou animais que se assemelham ao seu agressor. Por exemplo, se um cão foi espancado por um homem com barba, ele pode ficar com medo de todos os homens com barba.
- Socialização inadequada. Filhotes que não são adequadamente socializados com pessoas e outros animais podem desenvolver medos de coisas que eles não estão familiarizados. Por exemplo, se um filhote não foi exposto a crianças pequenas, ele pode ficar com medo de crianças quando ele crescer.
- Genética. Alguns cães são simplesmente mais medrosos do que outros. Isso pode ser devido a fatores genéticos ou a experiências negativas que o cão teve durante a gestação ou o parto.
Se o seu cão está mordendo seu calcanhar por medo, é importante descobrir o que está assustando o cão e tentar remover o medo. Por exemplo, se o cão está com medo de estranhos, você pode tentar apresentá-lo a estranhos de forma gradual. Você também pode tentar dar ao cão um brinquedo para mastigar para ajudá-lo a se acalmar.
Se o medo do seu cão for muito intenso ou se você não conseguir descobrir o que está assustando o cão, você pode conversar com um veterinário ou com um treinador de cães para obter ajuda.
Ansiedade
Os cães também podem morder o calcanhar do dono por ansiedade. Isso pode acontecer se o cão estiver ansioso por algo, como ficar sozinho em casa ou ir ao veterinário. O cão pode morder seu calcanhar como uma forma de expressar sua ansiedade.
- Ansiedade de separação. A ansiedade de separação é um problema de comportamento comum em cães que ocorre quando o cão fica ansioso ou estressado quando é deixado sozinho. Os cães com ansiedade de separação podem apresentar uma série de comportamentos destrutivos, como morder móveis, latir excessivamente e defecar ou urinar dentro de casa. Eles também podem morder o calcanhar do dono como uma forma de expressar sua ansiedade e tentar impedir que o dono saia de casa.
- Ansiedade de viagem. Alguns cães ficam ansiosos quando viajam em carros ou outros veÃculos. Eles podem apresentar sinais de ansiedade, como tremores, salivação excessiva e vômitos. Em alguns casos, os cães com ansiedade de viagem podem morder o calcanhar do dono como uma forma de expressar sua ansiedade e tentar impedir o dono de levá-lo para viajar.
- Ansiedade social. A ansiedade social é um problema de comportamento comum em cães que ocorre quando o cão fica ansioso ou estressado na presença de outras pessoas ou animais. Os cães com ansiedade social podem apresentar uma série de comportamentos, como evitar contato com outras pessoas ou animais, esconder-se ou latir excessivamente. Eles também podem morder o calcanhar do dono como uma forma de expressar sua ansiedade e tentar impedir o dono de se aproximar de outras pessoas ou animais.
Se o seu cão está mordendo seu calcanhar por ansiedade, é importante descobrir o que está causando a ansiedade do cão e tentar reduzir a ansiedade. Por exemplo, se o cão está ansioso por ficar sozinho em casa, você pode tentar dar ao cão um brinquedo para mastigar para ajudá-lo a se acalmar. Você também pode tentar deixar o cão sozinho em casa por curtos perÃodos de tempo e, gradualmente, aumentar o tempo que o cão fica sozinho.
Se a ansiedade do seu cão for muito intensa ou se você não conseguir descobrir o que está causando a ansiedade do cão, você pode conversar com um veterinário ou com um treinador de cães para obter ajuda.