Pode ser assustador ver seu cão tremendo, especialmente se for algo que você nunca viu antes. Existem muitas razões pelas quais um cão pode tremer e nem todas elas são motivo de alarme.
Quando os tremores são motivo de preocupação?
Se o seu cão está tremendo acompanhado de outros sintomas, como vômitos, diarreia, letargia ou falta de apetite, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente. Estes podem ser sinais de um problema de saúde grave e seu cão precisará de tratamento.
Causas comuns de tremores em cães
Existem muitas causas comuns de tremores em cães que não são motivo de alarme.
- Medo ou ansiedade
- Frio
- Excitação
- Dor
- Fadiga
- Febre
- Uso de medicamentos
- Hipoglicemia
- Hipertireoidismo
- Doença de Addison
O que fazer se meu cão estiver tremendo?
Se o seu cão está tremendo, a primeira coisa a fazer é tentar determinar a causa. Se você conseguir identificar a causa, poderá tomar medidas para aliviá-la.
Por exemplo, se o seu cão está tremendo de frio, você pode levá-lo para dentro e cobri-lo com um cobertor. Se o seu cão está tremendo de medo ou ansiedade, você pode tentar acalmá-lo com palavras suaves e carÃcias.
Se você não conseguir identificar a causa dos tremores ou se os tremores forem acompanhados de outros sintomas, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente.
Quando levar o cão ao veterinário
É importante levar o cão ao veterinário se os tremores:
- Forem acompanhados de outros sintomas, como vômitos, diarreia, letargia ou falta de apetite.
- Durarem mais de 24 horas.
- Aumentarem de intensidade.
- Forem acompanhados de dificuldade para respirar.
- Forem acompanhados de perda de consciência.
Conclusão
Os tremores são um sintoma comum em cães e podem ser causados por uma variedade de fatores. Alguns tremores são normais e não são motivo de preocupação, enquanto outros podem ser um sinal de um problema de saúde grave. Se você estiver preocupado com os tremores do seu cão, é importante consultar um veterinário.