Quando O Cachorro É Envenenado O Que Fazer
Quando encontramos um cãozinho ou um cachorro, seja ele nosso de estimação ou um animalzinho abandonado na rua, passando por situações de envenenamento, surgem diversas dúvidas e angústias sobre o que fazer para ajudar o bicho.
Causa do envenenamento
O envenenamento não é uma coisa tão incomum assim, principalmente para os cães que vivem soltos na rua ou em quintais abertos. Alguns tipos de plantas e alimentos podem causar o envenenamento canino.
Sintomas que o cão apresenta
Os sintomas mais comuns de envenenamento canino incluem:
- Vômitos
- Diarreia
- Salivação excessiva
- Convulsões
- Espasmos musculares
- Sensibilidade à luz
- Perda de coordenação motora
Como prevenir o envenenamento
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que o cão seja envenenado:
- Mantenha o cão longe de áreas onde haja plantas venenosas.
- Não dê comida caseira ao cão, pois pode conter ingredientes tóxicos.
- Mantenha os produtos quÃmicos e os medicamentos fora do alcance do cão.
- Leve o cão ao veterinário regularmente e aplique vacinas antirrábicas e outras vacinas sempre que for necessário.
O que fazer se o cão for envenenado
Se o cão apresentar algum dos sintomas de envenenamento, é importante levá-lo imediatamente ao veterinário. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de recuperação do animal.
Ao mesmo tempo, existem alguns primeiros socorros que podem ser feitos em casa, enquanto o cão não é levado ao veterinário. Esses primeiros socorros incluem:
- Dar água ao cão para tentar diluir o veneno.
- Induzir o vômito, caso o cão esteja consciente e não esteja convulsionando.
- Administrar carvão ativado, se disponÃvel.
- Manter o cão aquecido e confortável.
Prevenção é o melhor remédio
A prevenção é sempre o melhor remédio. Portanto, tome as devidas precauções para evitar que o seu cão seja envenenado. Se notar algum sinal de envenenamento, leve o cão imediatamente ao veterinário.
Quando O Cachorro É Envenenado O Que Fazer
Leve o cão ao veterinário imediatamente.
- Primeiros socorros em casa
Enquanto o cão não é levado ao veterinário, você pode fazer alguns primeiros socorros em casa, como dar água ao cão para tentar diluir o veneno, induzir o vômito, caso o cão esteja consciente e não esteja convulsionando, administrar carvão ativado, se disponÃvel, e manter o cão aquecido e confortável.
Primeiros socorros em casa
Enquanto o cão não é levado ao veterinário, você pode fazer alguns primeiros socorros em casa para tentar estabilizar o animal e aumentar as chances de recuperação.
1. Dar água ao cão: Tente dar água ao cão para tentar diluir o veneno. Ofereça água fresca e limpa em pequenas quantidades de cada vez. Não force o cão a beber água se ele não quiser.
2. Induzir o vômito: Se o cão estiver consciente e não estiver convulsionando, você pode tentar induzir o vômito para tentar eliminar o veneno do estômago do animal. Para induzir o vômito, você pode dar ao cão uma solução de água oxigenada a 3% na dosagem de 1 ml por quilo de peso do cão. Você também pode dar ao cão uma colher de sopa de sal diluÃda em água morna. No entanto, não induza o vômito se o cão estiver inconsciente, convulsionando ou se o veneno for um ácido ou um álcali.
3. Administrar carvão ativado: Se você tiver carvão ativado em casa, pode administrar ao cão para ajudar a absorver o veneno. A dosagem recomendada é de 1 grama de carvão ativado por quilo de peso do cão. Você pode misturar o carvão ativado com água ou comida e dar ao cão com uma colher ou uma seringa.
4. Manter o cão aquecido e confortável: Mantenha o cão aquecido e confortável enquanto espera para levá-lo ao veterinário. Você pode cobri-lo com uma manta ou toalha e colocá-lo em um lugar tranquilo e escuro. Evite movimentar o cão muito, pois isso pode piorar os sintomas.
5. Não dê leite ou óleo: Não dê leite ou óleo ao cão, pois isso pode piorar os sintomas de envenenamento. O leite pode ajudar a espalhar o veneno pelo corpo do cão, enquanto o óleo pode dificultar a absorção do carvão ativado.
6. Leve o cão ao veterinário imediatamente: Mesmo que o cão pareça estar se recuperando, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente. O veterinário poderá avaliar o estado de saúde do cão e fornecer o tratamento adequado.